1. Conteúdo

A utilização dos seus dados pessoais rege-se por esta Política de Privacidade, elaborada de acordo com a legislação em vigor em matéria de proteção de dados pessoais. Os seus dados pessoais apenas serão partilhados com terceiros de acordo com o previsto nesta Política de Privacidade.

Esta Política de Privacidade explica:

  • Quem é o responsável pelo tratamento
  • O que são dados pessoais
  • Como recolhemos dados pessoais
  • Os tipos de dados pessoais que recolhemos
  • Como utilizamos os seus dados pessoais
  • A base legal para o tratamento dos seus dados pessoais
  • Como partilhamos os seus dados pessoais
  • O tempo de conservação dos dados pessoais
  • Como mantemos os seus dados pessoais em segurança
  • As transferências internacionais de dados pessoais
  • Os seus direitos em relação aos seus dados pessoais
  • Como efetuar reclamações ou entrar em contacto connosco
  • Prestação de informações sobre alteração a esta Política

2. Responsável pelo tratamento

As referências neste documento a “Savills Portugal”, “nós” ou “nossos”, incluem a Savills Portugal – Mediação Imobiliária, Lda., e a Savills Portugal – Consultoria, Lda. respetivamente com o número único de pessoa coletiva e matrícula 505759810 e 507296605, que são os responsáveis pelo tratamento dos dados pessoais.

3. O que são dados pessoais?

Dados pessoais são quaisquer informações que o possam identificar ou que nos permitam a sua identificação, como por exemplo nome, detalhes de contacto, data de nascimento, detalhes da conta bancária ou qualquer informação sobre as suas necessidades ou circunstâncias que nos permitam identificá-lo.

Alguns dados pessoais são classificados como informações “especiais” nos termos da legislação de proteção de dados. Tal inclui informações relacionadas com a saúde, origem racial ou étnica, crenças religiosas ou opiniões políticas e orientação sexual. . Estas informações são mais sensíveis, pelo que carecem de especiais cautelas quanto à sua recolha, conservação e utilização. Há também restrições adicionais sobre as circunstâncias em que temos permissão para a recolha e utilização de dados de registo criminal.

Quaisquer referências a informações pessoais contidas nesta Política de Privacidade incluem os dados pessoais e, quando aplicável, as categorias especiais de dados pessoais.

4. Que dados pessoais seus recolhemos?

Recolhemos o seu nome completo e detalhes de contacto (como o número de telefone, endereço de e-mail e morada) sempre que contrata os nossos serviços.

Além disso, no âmbito de uma prestação de serviços solicitada, para cumprimento de obrigações legais, como por exemplo no âmbito da prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, recolhemos informações relacionadas com a sua identidade, mediante pelo menos uma forma de identificação fotográfica (como o passaporte, carta de condução, cartão de cidadão ou outro documento de identificação) e outro documento comprovativo de morada (como uma fatura de consumos domésticos).

Também verificamos se tem relações de parentesco ou afinidade com colaboradores nossos para que possamos avaliar possíveis conflitos de interesse que, identificados, nos obrigam à adoção de medidas em conformidade com as nossas obrigações legais ou regulamentares.

Dependendo do serviço que lhe for prestado (ou por sua conta) também podemos recolher informações pessoais adicionais, conforme detalhado abaixo.

Compra, venda, arrendamento, permuta ou constituição de outros direitos reais sobre o seu imóvel

Em caso de compra, venda, arrendamento, permuta ou constituição de outros direitos reais sobre o seu imóvel:

  • Recolhemos um número telefónico para possibilitar contactos, organizar visitas ao imóvel, e facultar informação atualizada sobre quaisquer propostas relativas ao imóvel;
  • Quando nos contacta para obter informações sobre a compra de uma determinada propriedade, usamos o seu contacto para lhe responder, o que pode incluir o envio de informações sobre outras propriedades em alternativa para o podermos ajudar na sua pesquisa.
  • Recolhemos dados pessoais no âmbito da contratação dos nossos serviços e no cumprimento das obrigações contratuais a que estamos adstritos;
  • No âmbito da mediação imobiliária, poderemos partilhar os seus dados pessoais com advogados e solicitadores agindo em representação das partes no negócio mediado e/ou no sentido de facilitar a sua conclusão e perfeição;
  • Ainda no âmbito da mediação imobiliária, poderemos partilhar os seus dados pessoais com outros agentes imobiliários licenciados e que intervenham no negócio mediado, no sentido de facilitar a sua conclusão e perfeição;
  • Caso não seja o proprietário do imóvel, solicitaremos detalhes sobre a sua legitimidade para agir em representação no negócio, tal como uma procuração ou outro instrumento de representação;
  • Recolhemos os dados da sua conta bancária para providenciar por pagamentos antecipados que lhe sejam devidos no âmbito dos serviços contratados;
  • Se desejar comprar uma propriedade que tenhamos para venda, poderemos recolher dados pessoais que permitam atender às suas preferências ou necessidades específicas.

Se desejar arrendar um imóvel:

  • Quando nos contacta para obter informações sobre o arrendamento de uma determinada propriedade, usamos o seu contacto para lhe responder, o que pode incluir o envio de informações sobre outras propriedades em alternativa para o podermos ajudar na procura.
  • Poderemos tratar: dados pessoais que nos permitam atender às suas preferências e necessidades; dados pessoais de identificação e bancários e documentos comprovativos para cumprimento da legislação prevenção do branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo em vigor.

Negócios de investimento imobiliário

No âmbito da prestação de serviços de investimento imobiliário, recolhemos dados pessoais de identificação para garantir o cumprimento dos requisitos legais previstos na legislação de prevenção do branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo. Se o investidor for uma pessoa coletiva, serão recolhidos dados pessoais de quem legalmente a represente (administradores, gestores, procurador)

Gestão de Imóveis

No âmbito da prestação de serviços de gestão de imóveis, solicitaremos adicionalmente contactos de emergência, caso precisemos entrar em contacto consigo fora do horário de trabalho ou caso haja um assunto que exija a sua atenção urgente.

No âmbito da prestação de serviços de gestão de portfólio, partilharemos as suas informações pessoais com investidores terceiros, conforme necessário para que possamos cumprir as nossas obrigações consigo e para gerir e prestar o aconselhamento adequado quanto aos seus investimentos imobiliários.

Se for inquilino numa propriedade gerida pela Savills Portugal, poderá ser necessário partilhar as suas informações pessoais com o proprietário do imóvel; neste caso, consideraremos em primeiro lugar os seus direitos.

Sempre que operamos CCTV numa propriedade, podemos capturar a sua imagem com as restrições impostas por lei e com respeito pelos seus direitos.

Outros

Se se inscrever para receber os nossos estudos de mercado, notícias ou outras atualizações de mercado, recolhemos adicionalmente informações sobre o setor em que trabalha e o tipo de conteúdo que gostaria de receber.

5. Como utilizamos os seus dados pessoais

Qual a base legal para o tratamento de dados?

De acordo com a legislação de proteção de dados, só podemos utilizar os seus dados pessoais se houver fundamento legal para o efeito. Nos termos da lei, a nossa utilização de dados serve os seguintes fins:

  • Fins relacionados com o emprego;
  • Fins de contratação dos nossos serviços;
  • Para o cumprimento de obrigações legais;
  • Quando o tratamento for necessário para realizar atividades para as quais seja de interesse legítimo da Savills Portugal (ou de terceiros) fazê-lo, desde que os seus interesses e direitos fundamentais não se sobreponham a esses interesses, incluindo:
    • Tratamento necessário para promovermos os nossos negócios, marcas e serviços, e aferir o alcance e a eficácia de nossas campanhas – incluindo o envio de e-mail marketing desde que o tenha expressamente solicitado. Cabe-lhe a todo o momento o direito de optar por não receber mais essas informações.
    • Tratamento necessário para melhorar o nosso conhecimento do sector imobiliário, incluindo a realização de análises e pesquisas de mercado para que possamos entender melhor as tendências do sector imobiliário e poder prestar serviços mais personalizados e relevantes para os nossos clientes no futuro.
    • Tratamento necessário para que possamos resolver aspetos administrativos e técnicos dos nossos negócios de forma eficiente e eficaz, incluindo a verificação da exatidão dos seus dados pessoais; tratamento para fins administrativos; tratamento para fins de segurança de rede e informações; para proteção dos seus dados pessoais contra perda, dano, apropriação indevida ou acesso não autorizado, ou para atender a uma solicitação sua relacionada com o exercício de qualquer um dos direitos descritos infra.

Em circunstâncias mais restritas, a nossa utilização de dados serve também os seguintes fins:

  • Para proteção dos seus interesses vitais ou de outra pessoa;

e / ou

  • Quando for necessário para prossecução de fins de interesse público.

Podemos tratar categorias especiais de dados pessoais e informações sobre o seu registo criminal nas seguintes circunstâncias restritas:

  • Com o seu consentimento explícito e esclarecido, mediante clara informação dos fins da utilização pretendida prestada previamente ao referido consentimento.

Compra, venda, arrendamento, permuta ou constituição de outros direitos reais sobre o seu imóvel

  • Se pretender vender ou dar de arrendamento, usamos as suas informações pessoais para cumprir as nossas obrigações de vender ou arrendar a sua propriedade; se pretender comprar ou tomar de arrendamento, usamos as suas informações para organizar visitas, obter feedback e preparar o contrato de venda ou arrendamento;
  • Usaremos as suas informações pessoais para cumprimento de obrigações legais e regulamentares a que estamos vinculados;
  • Poderemos partilhar as suas informações pessoais com advogados e agentes das partes, conforme necessário para facilitar o negócio. Também podemos partilhar as suas informações pessoais com agentes conjuntos ou promotores, conforme o caso;
  • Partilharemos os seus dados pessoais com agências ou prestadores de serviços de referência para fins de prevenção e deteção de crime, fraude e/ou branqueamento de capitais e verificação da sua adequação para arrendar esse imóvel. Em tais circunstâncias, o prestador de serviços pode atuar como responsável pelo tratamento quanto a esses dados.

Gestão de Imóveis

  • Quando administramos propriedades em seu nome, podemos precisar de partilhar as suas informações pessoais com subcontratantes para realizar a manutenção das suas propriedades.
  • Operamos CCTV em imóveis com base no nosso interesse legítimo em proteger o imóvel e garantir a segurança dos visitantes, inquilinos e clientes, bem como auxiliar na prevenção e deteção de crimes.

Investimento

Quando nos contrata serviços de gestão de portfólio, partilharemos as suas informações pessoais com financiadores, conforme necessário, para nos permitir cumprir as nossas obrigações consigo, para o auxiliar na obtenção de financiamento e para o aconselhar adequadamente sobre os seus investimentos imobiliários.

Outras utilizações que fazemos dos seus dados

  • Se vendermos qualquer parte da nossa empresa e/ou a integrarmos noutra organização, os seus dados poderão ser divulgados aos nossos consultores e aos potenciais compradores ou parceiros de joint ventures e aos seus consultores. Se isso ocorrer, os novos proprietários da empresa somente poderão usar as suas informações da mesma maneira ou de maneira semelhante à definida nesta Política de Privacidade;
  • Partilharemos dados pessoais para cumprimento de obrigações legais, para exercício de direitos, ou para prevenção de crimes, fraude ou branqueamento de capitais com entidades reguladoras do setor, organizações governamentais, Autoridade Tributária e Aduaneira e com tribunais. Em tais circunstâncias estas entidades podem atuar como responsáveis pelo tratamento das suas informações pessoais;
  • Partilhamos dados com entidades subcontratantes que prestem serviços e atuem em nome e por conta da Savills Portugal e mediante as suas instruções documentadas (e.g. prestadores de serviços de apoio jurídico, contabilístico, arquivístico e informático);
  • Podemos partilhar os seus dados pessoais com colaboradores do Grupo Savills, com base na necessidade de conhecimento, para garantir que possamos cumprir as nossas obrigações consigo;
  • Manteremos as suas informações pessoais nos nossos sistemas de gestão de clientes e usá-las-emos para envio marketing direto relativo a serviços semelhantes oferecidos pela Savills Portugal àqueles que nos contratou e que achemos que possam ser do seu interesse. Terá sempre a oportunidade de, sem custos adicionais, optar por deixar de receber estas informações.
  • Se se inscrever para receber os nossos estudos, notícias ou outras atualizações de mercado, além do acima, recolhemos dados sobre o setor em que trabalha e o tipo de conteúdo que gostaria de receber.

O que acontece se não fornecer os dados pessoais que solicitamos?

Precisamos de recolher certos dados pessoais para realizar a prestação de serviços contratada. Por exemplo:

  • Se estamos a vender um imóvel de que é proprietário, precisamos de recolher dados para que possamos atualizá-lo com informações sobre visualizações, ofertas e o desenvolvimento do processo de venda;
  • Nos casos em que nos solicitou um imóvel com determinadas características, poderemos ter necessidade de solicitar alguns detalhes adicionais sobre as suas preferências ou circunstâncias específicas para que possamos encontrar um imóvel adequado;

Também poderemos necessitar de recolher algumas informações pessoais para cumprimento de obrigações legais ou regulamentares, como por exemplo em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Se não nos facultar a informação solicitada para estas finalidades não nos será possível executar o contrato, bem como prestar ou continuar a prestar determinados serviços. No momento em que recolhermos as suas informações avisá-lo-emos disto mesmo.

6. Como mantemos os seus dados pessoais em segurança

A segurança dos seus dados pessoais é muito importante para nós e temos medidas implementadas para impedir o acesso não autorizado aos seus dados pessoais, incluindo:

  • Os arquivos de clientes são armazenados em sistemas de gestão de clientes seguros. O acesso aos nossos sistemas de clientes é reservado àqueles que, dentro da empresa, precisam de ter acesso aos seus dados pessoais para fins comerciais legítimos e comprovados;
  • A documentação impressa é armazenada em compartimentos trancados;
  • Todos os dados são conservados em datacentres que possuem sistemas e protocolos de proteção contra o acesso não autorizado e outros fatores externos que possam causar danos aos seus dados pessoais. Existem requisitos de acesso rigorosos e limitados.

Garantimos que o acesso a dados pessoais é restrito aos funcionários da Savills Portugal de acordo com a necessidade de conhecimento da informação. Facultamos formação aos nossos trabalhadores no âmbito da proteção de dados pessoais.

7. Por quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?

O período durante o qual conservamos os seus dados pessoais varia em função do tipo de serviço contratado. O período de conservação pode ser superior ao prazo da prestação do serviço por força de obrigações legais ou regulamentares.

8. Transferências internacionais de dados

Podemos transferir, armazenar ou tratar os seus dados pessoais fora de Portugal e do Espaço Económico Europeu (EEE). Nos casos em que os países terceiros para os quais se pretenda transferir dados não ofereçam um nível equivalente de proteção semelhante ao regime legal vigente em Portugal, garantiremos a implementação de medidas de salvaguarda.

Usaremos uma das seguintes salvaguardas:

  • Transferências para países não pertencentes ao EEE relativamente aos quais haja uma decisão de adequação da Comissão Europeia
  • Implementação de cláusulas-tipo adotadas pela Comissão Europeia com o destinatário. Isto significa que o destinatário fica obrigado a adotar níveis de proteção semelhantes aos que vigoram quanto às organizações dentro do EEE;
  • Transferências para organizações que tenham implementadas regras vinculativas aplicáveis às empresas aprovadas por uma autoridade setorial da União Europeia.

9. Direitos relativos aos dados pessoais

Na qualidade de titular de dados pessoais, assistem-lhe vários direitos, nomeadamente: 

  • Ser informado das utilizações que fazemos dos seus dados pessoais
  • Aceder aos seus dados pessoais
  • Solicitar que os seus dados pessoais sejam corrigidos sempre que os considerar incorretos, incompletos ou inexatos;
  • Solicitar que sejam apagados os seus dados pessoais nas seguintes circunstâncias:
    • Se continuarmos a tratar dados pessoais para além do período necessário ou do fim para o qual foram recolhidos;
    • Quando retire o consentimento sempre que o tratamento tenha sido levado a cabo com base nesse fundamento;
    • Quando o tratamento seja efetuado com base no interesse legítimo e se oponha a esse tratamento por motivo que deve ter-se por prevalecente;
    • Se os dados pessoais forem tratados de forma ilícita (ou seja, em desconformidade com a legislação de proteção de dados pessoais em vigor);
    • Se for necessário eliminar os dados pessoais para dar cumprimento a uma obrigação legal.
  • Solicitar a portabilidade dos dados: os titulares de dados pessoais têm o direito de receber os dados pessoais que facultaram à Savills Portugal ou de os transmitir a outra empresa sempre que o tratamento se basear no consentimento ou na execução do contrato e diligências pré-contratuais e o tratamento for realizado através de meios automatizados. Os dados serão fornecidos ou transmitidos num formato estruturado, de uso corrente e leitura automática.

Cabe-lhe o direito de obter a restrição do tratamento dos seus dados pessoais, sempre que:

  • Os dados forem imprecisos, durante o período necessário para verificarmos a sua exatidão;
  • O seu tratamento for ilícito;
  • Deixarmos de necessitar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas nos requeira esses dados para defesa, exercício ou declaração de um direito num processo judicial;
  • Reclame do tratamento dos seus dados pessoais tratados com fundamento no interesse legítimo da Savills Portugal. Em caso de reclamação, procederemos a uma avaliação para determinar se há motivos que impeçam a continuação do tratamento dos dados pessoais

Para exercício destes direitos, entre em contacto com: rgpd@savills.pt

10. Reclamações e Detalhes de Contacto

Reclamações

Em caso de reclamação sobre a utilização de dados pessoais, deverá entrar em contacto com a Savills Portugal através do endereço rgpd@savills.pt, que tentará resolver o problema. Se não conseguirmos resolver o problema, assiste-lhe o direito de reclamar junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados. Em caso de necessidade de mais informações sobre o endereço da Comissão Nacional de Proteção de Dados, contacte-nos através do e-mail rgpd@savills.pt.

Endereço de contacto

Em caso de dúvidas, comentários ou solicitações sobre qualquer aspeto desta Política de Privacidade, deverá contactar-nos, enviando um e-mail para rgpd@savills.pt, ou escrever-nos para a seguinte morada: Savills, Praça Marquês de Pombal, nº 16, 7º andar, 1250-163 Lisboa – Portugal

11. Alterações à Política de Privacidade

A Savills Portugal reserva-se o direito de a qualquer momento alterar esta Política de Privacidade no sentido de a adequar a novas práticas ou de a compatibilizar com possíveis alterações legislativas.

Se as alterações efetuadas forem significativas a Savills Portugal empenhará os seus melhores esforços para informar os clientes das alterações através dos canais normais de contacto.

12. O uso de cookies pela Savills

O que é um cookie?

Um cookie é um pequeno ficheiro de texto que é descarregado para o seu computador quando visita determinados websites e permite que um website reconheça o computador de um utilizador. Os cookies são utilizados para ajudar os utilizadores a navegar nos websites de forma mais eficiente e para desempenhar determinadas funções, bem como para fornecer informações aos proprietários do website.

Que cookies são utilizados pela Savills?

Ao navegar no nosso website, os cookies estritamente necessários para o desempenho e funcionamento do website são usados automaticamente. Só usaremos cookies não essenciais se nos der o seu consentimento, selecionando “Aceitar todos os cookies” no banner de cookies.

Como restringir ou excluir cookies?

13 dos cookies que usamos são essenciais para o funcionamento do site e já foram definidos. Você pode excluir e bloquear todos os cookies deste site, mas por favor, lembre-se de que restringir ou excluir cookies pode afetar a funcionalidade do nosso site.

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